• tecodicacareco

As 4 fases da Pintura em Madeira

Você conhece as fases do aprendizado da Pintura em Madeira? São elas que, na ordem e praticadas, fazem com que os métodos de ensino sejam aproveitados na íntegra.




São 4 as fases do aprendizado da pintura em madeira, e essas fases trazem, além de uma capacitação técnica e artística, um aprofundamento dos nossos processos cognitivos.

Cognitivo é tudo aquilo que faz faz parte do nosso intelecto, do nosso processo de aprendizado, como todos os nossos 5 sentidos absorvem, processam e transformam todas essas informações que chegam até nós, em conhecimento.


E na pintura em madeira eu dividi o processo do aprendizado em 4 fases, porque eu acredito que o entendimento do porquê de passar por cada uma delas pode trazer uma consciência maior da importância de cada fase para aquelas pessoas apressadinhas que só se preocupam com o resultado final e pulam as etapas dos processos ou não prestam atenção nelas.


Então eu dividi a pintura em madeira em 4 fases, que eu chamo de fases de evolução de eficiência: a fase 1, que é introdutória, a fase 2 que é a conceitual, a 3º que é a que trata do treinamento e a fase 4º de passo-a-passo e eu vou falar sobre cada uma delas, assim você entende a importância de se passar por cada uma.




A primeira fase trata das TÉCNICAS INTRODUTÓRIAS, que são as técnicas que são i, porque você precisa prestar muita atenção a tudo o que é ensinado aqui para poder reproduzir depois.a. É nessa fase que você tem o início da didática, onde você começa a aprender sobre o estilo, sobre os materiais, sobre como se comporta a pintura em madeira, como funcionam os pincéis, as aplicações de acabamento e por aí vai.

Essa fase tem como principal fundamento te dar a estrutura da pintura, no quesito técnico, mas elas geram destravamento e aumento da autoconfiança, porque você ainda não precisa se preocupar com o resultado final. Aqui você esta conhecendo o estilo e entendendo os primeiros recursos dele.


A segunda fase é a das TÉCNICAS CONCEITUAIS, didáticas, que é uma das fases mais importantes, que é onde você vai aprender o porquê utilizar as técnicas de tal maneira. E aprendendo o conceito, o porquê daquilo, você tem a capacidade de replicar esse conhecimento em outras peças, onde você vai ampliando o seu portfólio, tanto de conhecimento quanto de resultados.

Essa fase é a responsável por ativar a concentração, o foco e o comprometimento, porque você precisa prestar muita atenção a tudo o que é ensinado aqui pra poder reproduzir depois.


Então nós temos a terceira fase que é a de TREINAMENTO, que são as técnicas práticas. É onde você vai juntar o conhecimento adquirido nas duas primeiras fases e treiná-los, ainda aqui, sem a pretensão do resultado da peça pronta.

O objetivo aqui é o treinamento propriamente dito, o aprimoramento da técnica, até que a sua dificuldade seja amenizada e aí sim, ela vai ser inserida na peça depois.

Essa fase é importante para que você desenvolva a sua coordenação motora fina e o seu raciocínio. A condenação motora fina é a responsável pelas nossas habilidades manuais, quanto mais ela é exercitada, maior qualidade esse resultado vai ter.


E por último, chegando enfim no mão na massa, é a fase do PASSO-A-PASSO, e não necessariamente é você ter a necessidade do tutorial de pintura em madeira para seguir. Na verdade, o passo-a-passo significa você ter a capacidade de seguir uma sequencia lógica que você aprendeu nas fases anteriores e ter segurança para colocá-las em prática. Segurança essa que te proporciona uma maior liberdade de pinceladas, que traz relaxamento, divertimento, bem estar e ativa a sensação de capacitação individual.



Entendeu a importância de cada fase no seu aprendizado de pintura em madeira?

Tanto no aspecto técnico e didático, como no emocional e cognitivo, cada uma tem a sua importância e momento exato de ser praticada.

É dessa forma que um método de ensino garante um aproveitamento maior dos recursos e resultados de alto nível.


Me diz, em qual fase você está?


52 visualizações

Posts recentes

Ver tudo