top of page
  • Foto do escritortecodicacareco

Como combinar cores na Pintura Country?

Combinar cores na Pintura Country é mais fácil do que parece!


combinar cores

Uma das dúvidas mais frequentes em relação à técnicas, é como combinar cores na Pintura Country. Parece difícil, sem sentido e as pessoas se perdem muito nessa parte da pintura.

Não sabem por onde começar, que tipo de escala usar, nem mesmo de onde partem os tons e como eles se comportam em termos de Saturação.


Primeiro, precisamos falar disso. Saturação das cores!

É também uma das vertentes de como combinar cores na pintura com harmonia.

Pois bem, Saturação de cores é a quantidade de pigmento que pode existir para determinado tom. Quanto mais pigmento, mais alta é a Saturação do tom, e quanto mais baixo, menor Saturação.

Dentro dessa amplitude, pode-se, ainda, separar as cores entre Opacas e Vibrantes, que diferencia um tom mais fechado de um tom com maior vibração de luminosidade.

Isso vale para qualquer cor. Todas elas possuem essa característica de serem compostas de acordo com a quantidade de pigmento.


combinação de cores

Outra característica de cores é se elas são Quentes ou Frias, e ainda, se são Neutras ou Acromáticas.

Combinar cores na pintura é um estudo bastante aprofundado e é sempre aconselhável encontrar métodos de ensino que o direcione a aprender todas os conceitos por trás dessas combinações, para que você possa identificar, de acordo com o seu gosto, com seu estilo, com a necessidade de se imprimir emoções na sua peça, qual a melhor combinação de cores a ser adotada na pintura.

Há ainda, para escolher como combinar cores na pintura, a necessidade de se conhecer em qual estilo você está trabalhando.

O estilo também é chave decisiva para que você opte pelas melhores combinações, já que cada um tem tons característicos de acordo com a sua linha cultural.

No caso da Pintura Country, as cores são contrastantes... você pode optar por combinações mais coloridas, mais fechadas e rústicas, mais primitivas e cada escala de cor será usada e combinada diferentemente de acordo com o estilo que você resolver seguir.

combinação de cores

Em se tratando da Pintura Country, caso você queira entender as origens, a história por trás dos tons, fica o convite para que você visite e leia um post super interessante e completo de um Blog Parceiro onde você poderá se aprofundar com mais detalhamento no mundo da Pintura Country.


Entendendo então em qual estilo você quer trabalhar, quais saturações, quais vibrações, você poderá, de fato, começar o estudo sobre as combinações possíveis que um mesmo Círculo Cromático pode lhe oferecer.

E o que é Círculo Cromático?

Ou ainda, Espectro Cromático?

É um recurso existente que lhe possibilita achar, numa vasta cartela de cores, qualquer cor existente e dela achar outro tom que crie uma composição harmoniosa para a sua pintura.


Então ok, sabendo de tudo isso, como combinar cores na Pintura Country?

Você vai precisar de uma cor de "start", início. Vai precisar escolher uma cor de partida, e ela pode ser escolhida por gosto pessoal ou por elemento prioritário, aquele o qual não podemos simplesmente mudar a cor, como uma abelha, um Sol, um legume, por exemplo.

E tendo escolhido a cor principal, de "start", você vai, dentre as tantas combinações existentes, achar qual delas se adapta melhor aos seus planos.


Você poderá escolher dentre as combinações Monocormáticas, Análogas, Tríades, Complementares, Meio Complementares, Quadrantes e muito mais, além das combinações Cruzadas.

Aqui estão alguns exemplos:

como combinar cores
como combinar cores na pintura

Esses são apenas alguns exemplos, e se acaso o seu tom escolhido não esteja no Círculo Cromático, você ainda poderá encontrá-lo no Espectro, que é um guia de cores mais detalhado em termos de coloração e nuances.

Você vai perceber que, no Espectro, as transições entre cores são infinitamente maiores e geram inúmeras possibilidades. Ainda sim, as combinações originárias do Círculo são absolutamente aplicáveis.


E então, sabendo agora como é vasto o estudo sobre cores, sempre que for criar ou adaptar um projeto, não se esqueça de parar para analisar como sua peça pode trazer resultados mais harmônicos em termos de coloração.

Aprender como combinar cores na Pintura Country é um estudo tão importante quanto aprender a manusear pincéis.

Todo conceito conta na hora de evoluir e melhorar o resultado dos seus trabalhos!




346 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page