top of page
  • Foto do escritortecodicacareco

Como fazer a sombra perfeita na Pintura Country

Você tem dúvidas de como fazer a sombra perfeita e sem manchas na Pintura Country?

Imagino que sim!

Essa é realmente a maior dúvida de todo mundo que inicia na pintura em madeira.


pintura country

Mas eu posso te dizer que ter resultados com qualidade é mais simples do que você pensa.

Fazer sombra na Pintura Country, ou flotar, ou chanfrar, como muitos falam, é a principal técnica utilizada nesse estilo de pintura, é a que traz o aspecto tridimensional para a peça. Mas ainda sim, é a técnica que mais gera medo nas alunas iniciantes e faz com que muitas desistam desse estilo ou nem mesmo comecem, buscando outros tipos de pintura onde o uso do Pincel Angular (Chanfrado) não seja exigido... o que é uma pena:

• primeiro, porque você deixa de aprender, e aprendizado, em qualquer área, nunca é demais!

• segundo, porque você poderia trazer mais volume e vida para a sua peça e destacá-la das demais no seu mercado de atuação, seja trabalho, ou hobby.


Logicamente, a evolução dessa técnica necessita de um método que te ensine corretamente, te dê autoconfiança e te conscientize da necessidade de treinos constantes.


Mas você pode começar aos pouquinhos, entendendo os primeiros fundamentos básicos dessa técnica.

Então, assista esse vídeo e saiba como você pode fazer sombra na Pintura Country da maneira correta desde o início:



Ainda sim, e obviamente, existe uma sequência muito maior de conceitos importantes e treinamentos para que você consiga uma sombra de qualidade, que infelizmente não seria possível de ser ensinada aqui no Blog, tamanha a carga de informações importantes e que demandam tempo e treino.

Mas acredito que essa pequena aula já te incentive a se especializar.


E se você se interessou em aprender mais como fazer uma sombra perfeita na Pintura Country, então eu vou deixar um convite para você conhecer um método único e exclusivo, que te ensina do absoluto zero, todos os conceitos importantes da pintura que eu mais amo nessa vida.

Acesse o link abaixo, conheça e aprenda hoje mesmo sobre essas e outras tantas técnicas da pintura:



E me fala, se uma sombra perfeita não faz toda a diferença em uma pintura?

Não há o que negar que aprender a fazer sombra na Pintura Country torna o seu trabalho muito mais rico em detalhes e acabamentos, não é mesmo?



E já que você se animou a treinar essa técnica, eu vou dar mais alguns segredos para que você alcance resultados incríveis!


3 erros que dificultam a sua sombra

1- Sempre que for fazer sombra na Pintura Country, construa a sua técnica primeiro em uma superfície lisa, que pode ser um azulejo, uma paleta especial de pintura ou até mesmo uma capa plástica de apostila escolar. O importante é a sombra ser preparada em uma superfície lisa para não danificar o seu pincel. Por conta disso, evite mesclar sua sombra em bandejas de isopor, que possuem micro poros nocivos à cerda do seu pincel.

Uma dica importante é: se na sua superfície a sombra já ficar bonita, a construção dela já apresentar o degradê, já estiver no tom correto, a probabilidade de você acertar, ao transferí-la para a peça, é infinitamente maior do que quando você não dá a devida atenção à construção dela antes de pintar.


2- Aprenda a controlar a quantidade de água no pincel. Água em excesso ou a falta dela atrapalham a construção da sua sombra. Com o tempo e com o treino, você aprenderá a dosá-la na medida certa. Ah, e com o método correto também, não esqueça disso!

Além disso, cada marca de pincel absorve uma quantidade diferente de água, portanto, mais treino ainda, para perceber a necessidade de cada um deles nesse aspecto.


3- Subestimar a necessidade de treinos constantes. Muita aluna que inicia na pintura e não tem noção da importância dos treinos, acaba, por ansiedade de querer ver logo a peça pronta, não dando a devida atenção aos mínimos detalhes do aprendizado. Como não manchar o final da pincelada onde existe a divisão entre água e madeira, como não sobrepor a sombra sem eliminar a anterior, como trabalhar sombras circulares internas e externas sem marcas de inicialização ou finalização, como trabalhar sombras babadinhas, irregulares, compridas, retas, estreitas, largas, qual o melhor tamanho de pincel para cada uma delas... tudo isso você precisa aprender até conseguir resultados de alta qualidade, e é o treino que faz com que cada um dos diversos tipos de sombras possam ser realizados da forma mais correta e sem manchar a sua peça.


Lembre-se de que "apenas a frequência leva à excelência!"

curso de pintura country

Gostou de aprender um pouco mais sobre como fazer sombra na Pintura Country? Então não se esqueça desses detalhes quando for pintar. Tenho certeza de que a sua sombra vai ficar muito mais fácil de ser feita!




351 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page