top of page
  • Foto do escritortecodicacareco

Artesanato como Terapia

A busca por atividades que relaxam está cada vez maior nesses tempos incertos.

Usar o artesanato como terapia traz diversas vantagens.


arteterapia

Tensos são os tempos em que vivemos. São tantos afazeres, misturados à tantas incertezas, que parece muitas vezes que vamos sucumbir.

Como atravessar isso tudo e manter a serenidade emocional?


Você sabia que a Organização Mundial da Saúde classificou que mais de 9,3% dos brasileiros sofrem de algum transtorno de ansiedade?

Isso soma mais de 18 milhões de pessoas, somente aqui no Brasil, que apresentam sintomas como medo, depressão, fadiga, dificuldades para dormir, compulsões diversas, instrospecção, tédio, e esses sentimentos interferem nas atividades diárias e mentais.

E a cada ano esse número sobe tristemente.


arte como terapia

Notícias ruins, crise econômica, política, preocupações exageradas, rotina, vícios (ainda que pareçam bobos, como redes sociais, celular, reality show, jogos de videogame) agravam ainda mais o quadro, trazendo uma espécie de colapso estressor.


Quadros assim são comuns em pessoas pré-dispostas, e isso, quando diagnosticado como grau avançado, necessita de ajuda médica especializada e contínua.


Mas, caso o seu grau de estresse não seja ainda tão drástico, é possível amenizá-lo com algumas atividades que trazem prazer mental e que, transformadas em hábito, trazem melhorias significativas, sensações de prazer e bem estar diário.


Artesanato como terapia

Existem estudos que apontam atividades manuais como um dos recursos de diminuição de casos de estresse.

Pintura é uma delas!

Foi assim que, para fugir de um início de processo de depressão, que mergulhei no mundo dos pincéis, e aos poucos, fui escolhendo, pra mim, um estilo que me apaixonasse e me trouxesse toda a fuga que eu precisava. E foi assim que Pintura Country entrou na minha vida.

Usei o artesanato como terapia e vi nele um processo de relaxamento diário que me pouparia alguns fios de cabelo brancos de preocupação.


Benefícios das atividades manuais



• A pintura restaura a autoconfiança, uma vez que você se percebe capaz de produzir peças lindas.

• Restaura o seu foco, já que é necessário que se estruture pensamentos que apliquem ordem nos processos produtivos das técnicas.

• Traz coordenação motora, uma vez que você precisa de precisão nas pinceladas e contornos.

• Promove engajamento e sensação de comunidade, criando-se novas amizades, uma vez que há trocas constantes entre artesãs, sejam em aulas e tutoriais.

• Traz bem estar e calmaria, o que diminui os níveis de ansiedade, ao se desligar dos problemas lá fora.


como pintar flores

Ou seja, utilizar o artesanato como terapia, revigora e aprofunda sentimentos positivos e acertivos.

E você não precisa começar com muito! Vá aos poucos, sem cobranças, sem perfeccionismo. Encare a atividade como algo terapêutico e despretensioso, pelo menos, em um primeiro momento.


Eu tenho outro post onde você pode aprender como começar na Pintura Country e usá-la como ferramenta de relaxamento mental, promovendo um auto cuidado, destravando crenças que limitam seus esforços e ainda podendo, em algum momento, transformar em renda essa atividade prazerosa que é a pintura.

Não deixe de ler, acredito que é o empurrão que falta para que você direcione suas energias para algo benéfico.


Crie rotinas e inclua a atividade como o escape que você precisa para manter a sanidade mental em dia. Mude seu estado de espírito através da pintura.

O prazer de usar o artesanato como terapia é algo incalculável a longo prazo. Só o hábito é que vai promover essa transformação saudável na sua vida! Não deixe para amanhã! Faça esse carinho para você e comece hoje mesmo!









275 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page