top of page
  • Foto do escritortecodicacareco

ARTESANATO: Hobby ou Lucro?

Você já decidiu o que espera do artesanato? Levá-lo como Hobby ou ter Lucro e profissão?



Você já parou pra pensar o porquê começou ou quer começar a trabalhar com artesanato?

Já teve consciência de qual parte da sua vida foi transformada por esse mundo de tintas, pincéis e superfícies infinitas?

Nós, ao longo da jornada, perdemos a referência do porquê estamos vivenciando isso.

Se não temos metas claras, não dá pra saber se buscamos uma forma de terapia, hobby ou se queremos profissionalizar isso tudo e gerar lucro.


E eu vou falar por mim. Eu sempre gostei de trabalhos manuais, sempre fui aquela que na escola os cadernos eram pintadinhos, desenhados, com um capricho a parte.

Cresci e meu primeiro emprego veio de encontro: fui trabalhar pintando revistas em quadrinhos da Mônica e Cebolinha, que na época os originais para impressão eram pintados à mão, com guache importado e pincéis.

Mas como tudo na vida, a arte se modernizou e aquilo passou a ser feito então por computador. Me adaptei ao novo mercado, afinal precisava garantir o emprego e o salário, mas a veia artística ficou guardada por muitos anos aqui dentro.


Até que conheci uma pessoa que ingressou na arte porque infelizmente o marido falecera muito cedo, deixando-a com um bebê de 8 meses pra criar sozinha. Ela não só achou no artesanato um meio de distração como também de apoio financeiro para sua sobrevivência.

E foi através dela que eu, passando por uma crise no casamento, também encontrei nos pincéis e na Pintura Country um meio de fugir dos meus problemas.

Ainda não havia pretensão financeira nisso, eu não buscava lucro, eu queria apenas companhia… ainda que fosse de pedaços de madeira.

Era somente mesmo por hobby que eu me interessei naquilo.


Mas como toda paixão adormecida, basta um incentivo pra tudo vir a tona novamente. 

Foi o que aconteceu. Aquela paixão por artes manuais guardada há tempos desde os quadrinhos tomou uma grande proporção. Gerou uma transformação no meu modo de pensar, de encarar a carreira, de perceber que aquilo podia sim ser o resgate da minha vida, parada, monótona, sem sentido. E assim foi acontecendo.

Eu que me sentia sozinha, rebaixada, fui enxergando no artesanato um novo estilo de vida. Era possível me sentir realizada com algo que eu verdadeiramente amasse.


Então, num ato de coragem, pedi demissão do meu antigo emprego em editora e passei a me dedicar às artes. Por fim, alguns anos depois, me separei e dei continuidade a um sonho que meu companheiro não dava muita credibilidade.

Aquilo que começou como terapia modificou vários aspectos da minha vida, me fez enxergar além, eu poderia ter uma profissão, eu poderia ter lucro com aquilo que eu amava. Eu poderia resgatar minha autoestima, eu poderia me libertar das amarras de um relacionamento fracassado, eu poderia empreender, eu poderia ter liberdade financeira, eu poderia aproveitar meus horários da melhor forma, eu poderia ser dona de mim e das minhas paixões.


Me dediquei profundamente, sem perder o foco, traçando metas, investindo cada vez mais em conhecimento e me tornando referência em Pintura Country pelo Brasil afora. É recompensador o esforço!


E ao longo da caminhada fui conhecendo inúmeras pessoas que fizeram do artesanato um trampolim para as suas conquistas pessoais também.

Tenho diversas alunas que encontram aqui terapia que as renova. Muitas fazem a Pintura Country por hobby apenas e é recompensador ver que isso ajuda a distrair e a renovar as energias.

É um privilégio poder fazer parte da grande mudança que o artesanato traz pra vida de cada uma que eu posso conhecer e ensinar um pouquinho do que eu sei, um pouquinho daquilo que me fez renascer...


Eu posso encontrar no artesanato tudo o que eu quero pra minha vida em um só lugar: Hobby, Lucro, Transformação, Autoestima e Independência financeira.

Isso tudo faz com que a gente aprenda a nos valorizar como profissional e pessoa.

Deixei até um post falando sobre isso, como dar VALOR ao nosso trabalho de forma que as pessoas passem a nos respeitar e fazer valer a pena nossa jornada:

Dá uma olhadinha:


E você, se identifica com a minha história? Como o artesanato transformou a sua vida? Com ele você tem Hobby ou Lucro?

Conte-me, vou adorar saber que as amigas de profissão tem ou estão buscando histórias vitoriosas como a minha!






artesanato em madeira




259 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page