top of page
  • Foto do escritortecodicacareco

Metas e disciplina, foco e prioridades

Como você se organiza? Você tem um planejamento para o seu artesanato? Para os seus projetos futuros, suas necessidades e suas projeções de conquistas?

Muitas vezes o não planejamento do caminho que leva ao sucesso do que você busca é o que desmotiva, é o que traz eventualmente a desistência de um sonho. É apenas falta de organização de estrutura e isso pode ser contornado com algumas orientações.


A primeira coisa para alcançar o que você quer, a curto, médio ou longo prazo, é definir uma META, um planejamento para artesanato que vai englobar diferentes recursos.

E isso vale para qualquer nicho que você trabalha: artesanato, bijouterias, roupas, marketing digital, publicidade...

Seja sincero e realista com você, não trace metas fantasiosas ou maiores do que sua dedicação possa cumprir, senão, o fracasso vem de forma rápida e põe tudo a perder.


Ao planejar algo que queria para o seu futuro, tenha em mente que nada vem fácil, sem esforço, sem abdicações, sem investimento pessoal, sem treinos constantes do processo.


Planejamento para artesanato eficaz e produtivo

Trace uma linha do ponto de partida até o ponto de chegada e coloque nessa linha do tempo tudo o que você precisa pra concretizar seus planos:


• Precisa de prazo? Estabeleça e se mantenha firme e constante em cumprí-los. Não deixe que imprevistos tomem conta desses dias. Programe-se com reposição das metas. Não cumpriu em um dia, anote qual o próximo dia a retomar a atividade para que ela não caia no esquecimento.


• Precisa de equipe? Avalie os custos, as habilidades, os ganhos. Muitas vezes a sua hora seria mais rentável se aquilo que você está fazendo pudesse ser delegado a alguém. A velha frase "Tempo é dinheiro" é uma verdade. Se você perde tempo com coisas básicas que poderiam ser repassadas, isso te priva de concluir coisas mais grandiosas e que trazem maiores ganhos financeiros.


• Não sabe por onde começar? Escreva tudo o que envolve a sua meta. Transcreva para um cronograma de forma a ficar mais claro quais passos dependem do outro e qual vem primeiro. Estabeleça prioridades. Assim, você não atropela etapas correndo o risco de ter que reiniciar ou refazer certas atividades.


• Defina seu propósito. Não adianta querer abraçar o mundo. Quem faz coisas demais, não faz nada bem feito. Mantenha o foco, seja prático e objetivo. Sabemos que principalmente artesãs fazem 10 coisas ao mesmo tempo. Repare se essas dez coisas não poderiam ser otimizadas, separadas por dias, ou por horas.

Planejamento para artesanato muitas vezes precisa de agenda, cronogramas, quadros de aviso, de uma estrutura visual para que você não se perca.

Por exemplo, faz pintura em madeira? Que tal um dia só para dar fundos e transferir riscos? E deixe uma hora estipulada para responder e-mails, outra hora para orçamentos, outra para embalagens.

Assim, você cria uma linha de produção realmente produtiva. Se você pára a todo instante para dar conta de tudo, tudo se mistura e você perde o raciocínio lógico que te mantém motivada e mentalmente descansada.


projeto pintura

Como eu sei de tudo isso? Porque minha meta para 2021 é aplicar esses passos todos para que eu alcance uma meta maior ainda em todos os projetos de Pintura Country que eu tenho! E são muitos, o difícil é não querer atropelar e fazer todos ao mesmo tempo.

Lembra o que falei no começo? Prioridades e Planejamento!


E você, já descreveu o sumário dos seus sonhos?

.

.



como parar de procrastinar

321 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page