top of page
  • Foto do escritortecodicacareco

Você sabe precificar seu artesanato?


pintura country

Você sabe a diferença entre PREÇO e VALOR?


Precificar seu artesanato pode gerar uma certa confusão se você não se atentar à diferença mais importante que existe:


PREÇO é apenas o resultado final, quando você já somou seus custos fixos, seus custos variáveis, sua mão de obra e o VALOR do seu conhecimento.


VALOR é o resultado do seu conhecimento, dos seus estudos, da sua dedicação, transformando superfícies em obras de arte de maneira pessoal.


Valor cada um se dá, dá ao seu esforço, ao seu aprendizado, às inúmeras noites sem dormir, a todas as tentativas, fracassos e erros, às horas de pesquisa... e isso tudo, não tem preço!


E assim, podemos falar sobre VALORIZAÇÃO DO NOSSO TRABALHO!

E valorização deriva da palavra VALOR... que não tem nada a ver com PREÇO.

Quando a gente cobra pelo nosso Artesanato, muitas vezes quem só calcula PREÇO, pode cair na conta errada que muitos orientam de multiplicar por 3 o que gastou com material, com as peças em MDF, com as tintas para artesanato, com cursos de pintura… cálculos onerosos que muita gente faz por ai por desconhecimento do processo. Além de não precificar seu artesanato da forma correta, você corre o risco de ter prejuízos enormes a longo prazo.


Quando você só multiplica os custos “físicos e palpáveis” fica faltando cobrar algo de extrema importância, que é o VALOR DA CRIATIVIDADE... aquilo que transforma peças iguais em inúmeras artes diferentes!!!


Você pode ter um simples pedaço de MDF de 6,00 e criar inúmeras possibilidades que tenho certeza absoluta não custariam 18,00, dada a complexibilidade de tudo que a envolve: estudos, rascunhos, tentativas, erros, conhecimento, talento, dedicação e muito mais. Imagina cobrar assim na Pintura Country? Que é uma pintura extremamente detalhista, que envolve muita pesquisa, muitas horas em uma mesma peça?

Impossível não é?!


Tem até um post onde eu falo sobre Hobby e Lucro. Porque se você não souber cobrar, não souber se posicionar, no final você está trabalhando por Hobby mesmo.

Se te interessar, dá um pulinho lá:


Então, com base em tudo, é isso que de fato precisa ser cobrado! VALOR!

Precificar artesanato envolve conhecimento de materiais, mas, antes de tudo, principalmente de si mesmo!


❤️ REGRA DA VIDA: VALORIZEM-SE!!

.

.



curso de pintura country

128 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page