top of page
  • Foto do escritortecodicacareco

Gestão de tempo para artesanato

Aprender e aplicar gestão de tempo para artesanato requer foco e prática.


pintura country

Uma das maiores reclamações que ouço quando se trata de se achar tempo na agenda diária para incluir a pintura como atividade, seja ela terapêutica ou atividade lucrativa, é a Gestão de Tempo.

Saber como administrar e incluir atividades nas suas horas diárias requer uma certa noção de prioridades e propósitos.


organizar tempo

O que eu quero dizer com isso? Primeiramente, que é sabido, que quem quer abraçar o mundo e fazer tudo, não faz nada. Eu inclusive já fiz um post sobre isso, onde falo sobre Foco, Meta e Prioridades.

Se você ainda não leu, acredito que seja do seu interesse e com certeza vai ajudar a complementar essa minha explanação aqui. Não deixe de ler:


De qualquer maneira, e antes de tudo, o que você precisa ter bem definido são os objetivos, os propósitos de tudo o que você faz ou deseja incluir no seu dia a dia.


pintura country

Vou me usar como exemplo e talvez assim seja mais fácil o entendimento.

Eu faço Pintura Country há 17 anos, e durante esses anos todos os propósitos do meu negócio foram se modificando. E isso fez com que a cada mudança, as minhas prioridades, foco e otimização de tempo mudassem também. Eu fui aprendendo gestão de tempo para meu artesanato na marra, com erros e acertos infinitos.

Por exemplo... em épocas onde eu tinha mais de 80 alunas semanais, eu precisava sempre trazer novidades para elas, então, eu me propunha a pintar uma peça por semana ou umas duas mensais... além disso, precisava fazer com que insumos do ateliê fossem prioridade, kits de Mdf, tintas... então meu tempo se resumia a criar peças toda semana, cuidar de projetos para marcenaria e manter o ateliê abastecido.

Na época, eu tinha uma secretária que me ajudava com as encomendas, pagamento de mensalidades das alunas, envasar tintas, essas coisas mais da logística mesmo.

Porém, toda a parte criativa, pintura das peças e aulas eram minhas e sempre foram, isso nunca deleguei.

Nessa época, por exemplo, eu não fazia nada de design, sites, plataformas... porque simplesmente não dava tempo.

Gestão de tempo tem a ver com você perceber o seu limite!

Meu site na época eu terceirizei, que volta lá num dos itens do post que eu já publiquei. Às vezes, é preciso terceirizar, para produzir em grande escala.


Ai, ao poucos, o mercado foi mudando. As aulas presenciais já não eram tão lotadas, as turmas diminuíram consideravelmente, parei de dar aulas noturnas, as diurnas também diminuíram.

Aqui, vi a necessidade de adequar meus dias e horários a um novo objetivo, que era entender mais de estruturação de negócios, marketing, do que produção em si.

Dias livres de aulas puderam servir de brechas para estudos e novos projetos. Inclui o design no meu cronograma, refiz meu site em uma linguagem que eu pudesse ter autonomia e hoje sou eu que faço todos os sites, conteúdos, plataformas (www.tecodicacareco.com.br , www.clubedepinturacountry.com.br, www.pinturacountry.com.br

Assim, nessa parte, eu ganho tempo! Mais rápido eu fazer do que ter que a todo momento ter reuniões para delegar, aprovar, reprovar, esperar pelas atualizações...


Também, nessa mudança de mercado, avaliei os propósitos.

Meu foco hoje são aulas online. Por conta disso, minha gestão de tempo nesse momento não é mais refém de eu ter que pintar peças todos os dias, já que alunas virtuais consomem, analisando em média, um curso por mês.



Também não preciso pintar peças todos os dias porque alunas presenciais levam meses às vezes em uma única peça.

Meu foco também não é mais a venda de kits de Mdf, uma vez que trabalho agora com marcenaria menor e que faz para mim de maneira mais particular e de menor escala. Portanto, não preciso hoje desse tempo dedicado à insumos nem administrar a parte logística que incluía a secretária.

O pouco que surge, eu faço (ou tento fazer) dentro da minha rotina.


Em resumo é, sua gestão de tempo para o artesanato se torna mais eficaz quando você entende os seus propósitos.

Qual o propósito do que você quer?


como pintar pássaros

É por terapia, hobby? Desapresse-se, tire a pressão da ansiedade pela busca dos resultados imediatos, aprenda a curtir cada etapa, cada momento, mesmo que eles sejam 10 minutos por dia.

Pare de arrumar desculpas e se dedicar 100% ao mundo e a todos e esquecer de você, do seu momento. Aquilo que é feito por hobby é mais fácil ainda de administrar, uma vez que você pode achar substituições para o seu tempo. Troque grupos de Whatsapp, aquele jornal sensacionalista, aquele tempo desperdiçado rolando a tela em redes sociais. Transforme isso em algo prazeroso e produtivo.

Comece com pequenos momentos e tenha isso como parte prioritária para sua saúde mental.


É para trabalho? Qual o foco da sua empresa?

Quais recursos, pessoas e atividades são necessárias para que ela funcione?

Concorda que se eu não analisar tudo isso, eu estaria, por exemplo, exausta, pintando peças todos os dias sem ter quem as consumisse?

Ao passo que posso usar esse tempo para aprender coisas novas, produzir projetos diferenciados que realmente se alinhem com meus novos objetivos e o público que existe para ele?


Tudo isso faz com que você entenda que gestão de tempo é muito mais do que dar conta de tudo o que você quer fazer no dia.

É você entender o que de fato precisa ser feito, o que de fato acrescenta, o que pode ser descartado ou postergado.

Obviamente eu trabalho com agendas, eu faço cronogramas de gravação, edição e lançamentos, eu alinho atualizações de conteúdos com a real produção de peças, eu conto com imprevistos, eu me permito horas minhas, de descanso.


como organizar o tempo

É fácil? Não é! Eu consigo fazer minha gestão de tempo fielmente às minhas anotações no calendário? Não mesmo!

Mas o fato de eu saber qual caminho percorrer para isso, já torna o sucesso dessa jornada a longo prazo mais garantido!




130 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page