top of page
  • Foto do escritortecodicacareco

Você tem dúvidas de como fazer Pintura Country?

E se eu te contar que fazer esse tipo de pintura é mais fácil do que parece?

Fazer Pintura Country é sonhar entre cores!


pintura country

Você que quer ingressar nesse mundo colorido da Pintura Country, precisa saber que em primeiro lugar basta QUERER!

Sim, porque você vai precisar querer aprender de verdade, querer estudar muito, querer treinar sem preguiça, querer investir em conhecimento e material, querer passar horas testando até chegar em um resultado realmente satisfatório.

Então, quando você quer de fato, todo o resto fica muito mais simples!

Ainda sim, eu consigo te dar algumas dicas e caminho para que você saiba como fazer a Pintura Country com qualidade de acabamento, de detalhes.



5 dicas de como fazer Pintura Country


1- Comece escolhendo superfícies de boa qualidade. Na Pintura Country, a superfície mais usada é o MDF, que você encontra em lojas de artesanato, marcenarias especializadas e até mesmo cortes retos em lojas de material de construção.

Saber identificar um MDF de boa qualidade é primordial para facilitar sua pintura depois. Fuja dos MDF muito escuros, aqueles quase parecidos com chapas de Eucatex. Eles dificultam você lixar, às vezes já vêm de fábrica micro arrepiados e você só perceberá ao passar a tinta.


2- A escolha das tintas também é um fator importante. Tem a ver com espessura, tonalidades, funções e adaptações ao seu estilo de técnica.

As mais utilizadas são as Latéx PVA e as Acrílicas.

Você pode tanto utilizar as já preparadas para artesanato, como também, se acaso precisar de uma cor específica, ou trabalhar em grande escala, tintas de parede PVA. Nesse caso, dê preferência por marcas renomadas e que vão trazer uma cobertura melhor para a sua peça.


3- Outro item importante é a escolha dos pincéis. E eu vou te falar, após 17 anos de profissão na Pintura Country, que muito mais que marca, uma coisa que interfere também na escolha é estritamente seu gosto pessoal.

Você vai perceber inúmeras marcas e modelos no mercado e cada profissional tendo a sua linha preferida.

Uma dica que eu dou pra quem está começando agora o investimento, é testar! Portanto, não saia comprando linhas completas de uma determinada marca, pois pode ser que você ou o seu estilo de pintura não se adapte à ela. No início, o ideal é até dar uma emprestadinha da colega, se ela permitir, para perceber a sua adaptação ao pincel antes de partir para a compra efetiva. Ou se vai comprar um pincel angular, por exemplo, compre apenas um ou dois números no máximo... use-o, teste-o, perceba se ele se adapta ao seu estilo e sua técnica. Se gostar, aí sim, invista na coleção.

Uns são mais curtos, outros compridos, uns tem menos cerdas, outros mais, uns de cerdas mais compridas, outros mais curtas e tudo isso facilita ou não determinada técnica e estilo.


4- Um outro detalhe importante de como fazer Pintura Country com critério, é a escolha do método que você vai seguir, qual o profissional que vai te dar informações mais completas, didáticas e principalmente, corretas. Sim, porque você pode achar que não, mas existe muita informação errada por aí. Logicamente, se você é iniciante, em um primeiro momento você não saberá identificar essas informações erradas, mas isso vem com o tempo, não se preocupe.



Ainda que você busque por tutoriais gratuitos, analise o portifólio do professor, perceba os detalhes com muito critério, olhe se os desenhos não são tortos, se existe um cuidado com as transições dos degradês, se ao ampliar as fotos as cores não invadem os desenhos ou deixam espaços sem pintura. Analise a harmonia dos tons, a diversidade de temas e técnicas.

Tudo isso fará com que você comece aprender a perceber que nem todo trabalho é igual e identificar os níveis de aprendizado que ele pode te oferecer.

Assim, quando realmente for investir em conhecimento pago, você não estará desperdiçando seu dinheiro à toa e ainda conseguirá produzir peças lindas que reverterão seu custo, podendo se transformar na sua fonte de renda em algum momento.


5- E por último e não menos importante, tenha em mente que Pintura Country é uma pintura não tão comercial. Exige detalhes que muitas vezes levam horas para serem feitos. Portanto, paciência é a palavra-chave pra aprender esse estilo.

Se você é do tipo que tem pressa, importa-se com quantidade de peças produzidas, importa-se somente com o resultado, sem apreciar o caminho até ele, sugiro que mude sua mentalidade, senão, não saboreará o prazer das inúmeras pinceladas que vão trazer arte e vida para os seus dias.


"Pintar faz bem à alma, ao coração, e aos olhos de quem vê"






249 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page