• tecodicacareco

Como se destacar no nicho de artesanato?

Entender como se destacar no seu nicho de mercado é um dos passos para que você cresça como empresa.



E isso pode soar como algo relacionado apenas ao EGO. Algo que direcione sua energia à apenas buscar acumular seguidores, ganhar curtidas, querer competir com o colega de profissão e ganhar status.

Não é sobre nada disso o meu discurso aqui.


Quando eu falo em se destacar no seu nicho de mercado, seja ele qual você escolheu para se dedicar, eu quero falar sobre DIFERENCIAÇÃO.

O que hoje você faz pela sua empresa para que você possa dar ao seu cliente a sensação de que ele encontre em você aquilo que ele precisa para sanar suas dúvidas, para transpor obstáculos que ele enfrenta, para que ele queira consumir mais do seu produto sempre, para que, com a sua ajuda, ele consiga melhorar o trabalho dele?

Achar pontos estratégicos para se diferenciar, faz com que sua empresa naturalmente passe a se destacar no seu nicho de mercado sem que você precise "mendigar" likes e números de pessoas que nem sempre estão ali pelo seu produto, mas sim, para tirar proveito de forma pejorativa do que você tem para oferecer, ou simplesmente pela empatia aos seus inúmeros pedidos de "me ame".


Existem alguns detalhes e alguns passos que você pode, enxergando-se como empresa, aprimorar e oferecer como experiências únicas e que trarão uma certa fidelidade do cliente ao seu produto, sua empresa.



É quando você passa a dar entendimento à essas necessidades de crescimento, que sua empresa começa a alcançar os degraus mais altos da diferenciação, e você passa a ser reconhecida não pelo seu esforço para agradar, mas porque seu trabalho atinge e supre toda e qualquer necessidade que o cliente busca.


5 Estratégias para se destacar no seu nicho de artesanato

1- Primeiro de tudo, escolha o nicho onde você quer trabalhar. Quem quer abraçar o mundo, não alcança ninguém.

Quando você tem seu nicho definido, você consegue dirigir toda a sua comunicação com mais eficácia e foco a ele.

Veja por exemplo que meu nicho é o Artesanato e meu subnicho, ao qual eu me dedico totalmente, é a Pintura Country.

Dessa maneira, todo o meu conteúdo é feito sempre com esse tema em prioridade, para um público específico. E foi isso que fez com que meu ateliê pudesse se destacar em um nicho de mercado.


2- Procure entender as necessidades do seu cliente. Estude os seus hábitos de consumo, suas aflições, suas objeções. Entendendo isso, fica mais fácil direcionar sua produção de forma a suprir e atendê-los.


3- Trate seu cliente como pessoa e não apenas como seguidor. A partir do momento que ele se dispõe a estar ali te prestigiando, doando seu tempo para apreciar seu trabalho, ele precisa ser tratado com o mesmo carinho que ele dedica ao seu produto.


4- Invista em você e na sua capacidade de aprimoramento. Quando você se prioriza, busca novos conhecimentos, isso reflete positivamente no resultado da sua produção, e consequentemente no que você pode oferecer ao seu cliente, seja de forma gratuita ou paga. Dessa maneira, você eleva seu nível como empresa, eleva o nível do seu resultado e o nível de conscientização do seu cliente para o valor do seu produto.

É assim que você passa a poder cobrar sem que precise se adequar a um mercado desleal, que joga o preço lá embaixo por não ter qualificação suficiente para gerar consciência no cliente.


5- Um ponto importante sobre como se destacar no nicho do artesanato é buscar, mesmo que você siga uma tendência que está em alta, ter o seu produto como algo exclusivo, como algo que foge à manada do modismo. Quando você simplesmente vive de cópias, o seu valor como empresa deixa de ser percebido, porque, na página seguinte, o seu concorrente tem o mesmo a oferecer, muitas vezes com valor mais baixo, ou então com maior autoridade que você. Portanto, novamente, invista em conhecimento para que você possa, ainda que siga um tema moda, apresentar algo inovador para as pessoas que acompanham seu trabalho.


Achar uma diferenciação notável é o que faz com que você, como empresa, possa se destacar em qualquer nicho que você opte por trabalhar.

Saia da média!!



#pinturacountry#artesanatoemmadeira#cursodepinturacountry#artesanatoemmdf#pinturaemmdf #destacarnonicho


45 visualizações

Posts recentes

Ver tudo