• tecodicacareco

Dá pra viver de artes?

O QUE NÃO TE CONTARAM ANTES!


Dá pra viver de artesanato?

Só quem tenta é que sabe!

É difícil, é incerto, é cansativo, é desafiador, é revoltante, é instigante...

... mas é recompensador!


A caminhada não é fácil, precisa de planejamento, de criatividade, de pesquisa e estudo, mas, principalmente, de ética.

Quando comecei, 18 anos atrás, não tínhamos muita informação nem acesso à materiais bons e que facilitam a vida. Também não tinha noção de finanças nem de como tratar meu sonho como uma empresa. Bati cabeça, desperdicei dinheiro, me aliei à parceiros errados e ainda sim, sobrevivo disso até hoje e com orgulho.

Mas como passar por tudo isso e não desmotivar?

Aqui vão 5 dicas que ninguém me deu, que tive que aprender a duras penas, mas que com carinho hoje posso compartilhar:


1- O primeiro e mais importante lema da sua vida: "São raras as pessoas que tem o privilégio de trabalhar com aquilo que ama verdadeiramente, então tem que ser prazeroso do começo ao fim, PRIMEIRO pra VOCÊ, depois pro cliente."

O que significa? Que o cliente não tem razão sempre. Se você logicamente agir com ética e justiça, você não precisa se sentir mal se disser um NÃO a um pedido de algum cliente que viole o que você prega como valores morais e empresariais.

Se é pra termos dissabores, melhor procurar um emprego que te garanta FGTS, férias e 13º não é mesmo?

Um profissional infeliz, produz trabalhos infelizes. Não o seja, faça valer o seu amor ao seu trabalho de forma que você possa transmitir sua felicidade nele, e isso só acontece quando você está em paz com a sua empresa e os seus valores.


2- Sim! Trate o seu trabalho como EMPRESA, mesmo que ela seja na tábua de passar roupa da sua casa (foi assim que comecei). Então organize-se com cronogramas, prazos, procure por parceiros fiéis que não vão sair por ai distribuindo suas idéias nas suas costas (mesmo que ele seja um profissional mais caro), analise o mercado, como anda a concorrência, o que está em alta, materiais novos que possam agilizar seu trabalho... pense nos mínimos detalhes e não tenha pressa de crescer sem se organizar antes.


3- Comece em primeiro lugar com ÉTICA e respeito ao trabalho alheio. Não é porque está na internet que é seu e você pode fazer o que bem entender com ele!

Pergunte-se sempre ao fazer algo: "Como eu me sentiria se alguém fizesse isso comigo, eu iria achar legal?"

Isso vale pra como você trata os artistas que você tem por referência, as alunas, o seu trabalho, os seus parceiros. Se a resposta for: "ficaria chateada, não gostaria que fizessem isso comigo, ou... nossa, que fulana vaca (rsrs)"... então páre, reveja sua trajetória e NÃO FAÇA. Uma atitude errada te marca como profissional ruim por muito tempo, e só se aproximará de você pessoas sem ética tanto quanto. Tirar vantagem de alguém te traz conquistas momentâneas, mas uma empresa séria não vive só de pequenos momentos. Lembre disso quando pensar em furar o olho da amiga de profissão!!!


4- Estude... e quando achar que já é o suficiente, estude MAIS ainda!

Estude sobre o seu trabalho, as tendências do mercado, teste novos materiais, faça pesquisas, faça inúmeros rascunhos, não tenha preguiça de refazer um trabalho o quanto precisar. Ninguém nasceu e saiu correndo da maternidade. Primeiro você engatinhou, se apoiou, caiu, levantou, até aprender a andar. Então um trabalho primoroso não nasce do dia pra noite. De novo, não tenha pressa, TENHA DETERMINAÇÃO, o que é diferente!


5- E em meio a era tecnológica, estude também sobre MARKETING. Estude meios de divulgação, linguagem do mercado, acessibilidade, público alvo, publicidades, horários de pico, produtividade. Uma empresa não se faz somente do seu produto. Existe todo um trabalho em volta dele pra que ele dê certo.


Sempre ouço: "Nossa, você não pára", "Nossa, mas quem te ensinou?", "Nossa, quando crescer quero ser igual você", "Nossa, você isso, você aquilo"

... e... eu nada gente, eu sou apenas uma pessoa inquieta, que não se contenta com só isso, só aquilo, aquilo outro. Sou uma pessoa determinada nível hard, não gosto de rotina, modismos, não me acomodo, não me abato, não me amedronto, não tenho preguiça de testar, errar, recomeçar... lógico que alguns boletos pra pagar dão um belo empurrãozinho nisso tudo... rsrs


Mas, uma coisa eu garanto, eu acordo e trabalho todo dia, seja segunda, sábado ou feriado, com a certeza de que faço o que amo, não violo meus valores e sou bem sucedida INTERNAMENTE (lembra do item 1, que você precisa ser feliz primeiro pra depois trazer felicidade ao seu trabalho e clientes?)


É isso! Simples assim!



#pinturacountry #pinturaemmadeira #artesanatoemmadeira #cursodepintura #cursodepinturaemmadeira #artesanato



225 visualizações

VENHA PARA NOSSA LISTA VIP!

Quer saber em primeira mão das promoções,
novos produtos e descontos?

Deixe seu e-mail e avisaremos sempre que tivermos novidades!

®

® TECO DI CACARECO. Marca registrada no INPI. Proibida a cópia e reprodução. Lei de Direito Autoral 9.610.